O que é café orgânico

Sabemos que para um alimento ser orgânico, sua produção deve ser totalmente livre de aditivos químicos, mas, não é somente isso que o caracteriza.  Na produção de café orgânico, o uso de tais defensivos e agrotóxicos é substituído por fertilizantes orgânicos e adubos verdes, ou seja, é feita a adoção de pesticidas de origem vegetal ou animal, que são utilizados para a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Essas adaptações aos já comuns métodos de produção, possuem o objetivo de respeitar toda a cadeia natural de reprodução do grão, preservando todo o ecossistema, a água, o ar, o solo, a fauna e a flora, como também as relações humanas de produção que refletem na qualidade final do produto.

Uma das partes mais importantes na produção de orgânicos em geral, é o manejo e cuidado do solo, pois quando a planta está bem nutrida, fica menos suscetível a atrair pragas e doenças. E, essa nutrição pode ser comparada a nós seres humanos, que quando mal alimentados – consequentemente com baixa imunidade, ficamos mais expostos a adquirirmos alguma virose, ou enfermidades do tipo.

Entende-se que os insetos, fungos e bactérias, são agentes da natureza que possuem a função de “reciclar” aquilo que está em desequilíbrio, sendo assim, são apoiadores nessa cadeia natural de reprodução orgânica, que de certa forma auxiliam na manutenção do solo e das plantas.

Certificação

Vale dar uma conferida na embalagem do café, para verificar os selos de certificação de produtos orgânicos, que é um aparato de segurança para a garantia de que o café é de fato orgânico. Abaixo você pode conferir os principais selos para comprovação de produto orgânico no ato da sua compra:

Selo de produtos Orgânicos do Brasil: Este selo diz respeito à organicidade do produto, ou seja, para apresentar essa certificação o produtor teve de seguir uma série de pré-requisitos em sua plantação, assegurando que todo o desenvolvimento das plantas seja feito de acordo com as premissas, sem qualquer intromissão química desde a plantação até a embalagem final.

 

O produto contendo o selo Orgânicos na União Europeia (CE), significa que possa atuar no mercado da Comunidade Europeia.

O selo Orgânicos nos Estados Unidos (NOP), define as exigências a serem cumpridas pelos produtores para que   os produtos orgânicos possam ser comercializados no mercado dos Estados Unidos.

Segundo o site OrganicsNet, a importância da certificação, além da garantia da qualidade do produto/serviço ao consumidor, está na regulamentação dos processos e tecnologias de produção necessárias para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e credibilidade do produto e do produtor no comércio.

VEJA MAIS: SAIBA TUDO SOBRE OS PROCESSOS DE BIOTECNOLOGIA DA FAZENDA SANTA MONICA

Benefícios

Assim como o café gourmet “tradicional”, o café gourmet orgânico possui muitos benefícios para a saúde, por conter uma alta quantidade de antioxidantes, que inclusive podem colaborar para o retardamento do processo de envelhecimento, e também auxilia na inibição do avanço de doenças como o mal de Parkinson, o mal de Alzheimer e a cirrose hepática.

O café orgânico inibe problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, e é uma boa opção para preparos imediatos. Segundo a Embrapa, o manejo de café orgânico segue regras próprias do sistema orgânico de produção cujo mercado interno e externo vem se expandindo ligeiramente.

Seu cultivo e produção é um pouco mais trabalhoso, por isso o valor é um pouco mais elevado. Contudo, além da sua saúde, o café orgânico contribui para o bem-estar ambiental e social, preservando o meio ambiente.

One thought on “DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ GOURMET ORGÂNICO PARA A SUA SAÚDE E NATUREZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *