Projeto de conteúdo do Café Santa Monica reúne acervo de informações sobre o açúcar e a sua relação com o consumo de café

Nunca foi segredo que o paladar do brasileiro é excessivamente adocicado. Mas, no caso de café, muitas vezes, de fato, não é fácil degustá-lo sem o acréscimo do açúcar ou adoçante, por conta da alta acidez e amargor da maioria dos cafés tradicionais.

Afinal, é possível consumir café sem açúcar?

A alternativa neste caso é o café gourmet (também conhecido como café especial), que já possui, de forma natural e intrínseca, uma doçura muito mais acentuada, notas mais achocolatadas e menor acidez, se comparado ao café tradicional – ou seja, uma oportunidade de eliminar o açúcar na bebida.

Em sua definição, café gourmet é uma qualificação oferecida pelo Programa de Qualidade do Café (PQC), desde 2004. Ao contrário do tradicional – conhecido como robusta – para ser gourmet, o café precisa ser produzido a partir de grãos 100% arábica.

Saiba como reduzir e até eliminar o consumo do açúcar no café e em demais refeições. Leia o dossiê que preparamos e saiba tudo sobre o assunto.

A qualidade do café especial é analisada por meio da cultura do solo, do clima, da altitude e da temperatura do local de cultivo. O processo de produção é extremamente preciso e cuidadoso, desde o nascimento do fruto, passando por uma rigorosa seleção dos grãos, até a fase de torrefação com maquinário e equipamentos específicos.

Ou seja: nada de açúcar no café gourmet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *