Confira dicas e curiosidades exclusivas de como reduzir e até eliminar o consumo do açúcar no café e em demais refeições.
Dicas e curiosidades exclusivas de como reduzir e até eliminar o consumo do açúcar no café e em demais refeições.

O açúcar é um dos aliados quando pensamos naquela pausa para contemplar um cafezinho, seja no café da manhã ou no meio de um árduo expediente, no fim da tarde. Afinal, por causa da acidez da maioria dos cafés, muitos deles são tomados somente acompanhados de açúcar ou adoçante.

Você deseja, progressivamente, eliminar ou reduzir o consumo do açúcar, seja no café ou em qualquer outra refeição?

Bom, neste caso, saiba que abdicar dele é uma tarefa que requer bastante empenho e foco. Além de um certo time até que o corpo se acostume com a ideia. Portanto, seja paciente e siga as nossas dicas!

1 – Coma nos horários corretos

O ideal é fazer as três refeições diárias, sempre nos mesmos horários. Com uma rotina, o organismo se regula. Entre as refeições, se tiver fome, faça lanches leves no período da manhã e da tarde.
“Pode ser uma fruta, torrada, chá, bolacha de água e sal, entre outros, porque você estando com o estômago mais cheio ao longo do dia, você fica mais saciado de uma forma mais saudável e, consequentemente, tende a consumir menos açúcar”, explica o médico Thiago Scudeler.
Comer de forma espaçada ao longo de todo o dia, reduz os níveis de açúcar, o que desperta a fome e, consequentemente, a vontade de comer coisas doces.

2 – Evite alimentos processados e ultraprocessados

Devido a sua praticidade, os produtos industrializados ganham uma parcela cada vez maior de consumidores. Porém, eles são alimentos que contém mais açúcar do que imaginamos.
Os processados são considerados os alimentos que são produzidos com a adição de açúcar, sal, óleo ou vinagre. Já os ultraprocessados são os produzidos com a adição de um mix de ingredientes além dos citados acima, como gorduras, proteínas, de soja e de leite e extratos de carne.
Ou seja, é bom evitar ketchup, pães, hambúrguer, refrigerantes, alimentos congelados e sucos industrializados.

3 – Corte as bebidas açucaradas

Você é fã de cafezinho com açúcar ou refrigerante e não consegue abrir mão da bebida?

No caso do café, a alternativa é o café gourmet (também conhecido como café especial), que já possui, de forma natural e intrínseca, uma doçura muito mais acentuada, notas mais achocolatadas e menor acidez, se comparado ao café tradicional

Outra alternativa para os refrigerantes é substituí-los por versões lights e zero açúcar. Por exemplo, uma latinha normal de Coca-Cola, contém 85 kcal e 21 gramas de açúcar. Em contrapartida, a zero, não contém açúcar, mas sim edulcorantes que proporcionam sabor mais adocicado à bebida.

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4 – Durma bem

Inúmeros estudos já estabeleceram ligação entre poucas horas de sono e o excesso de peso. Quando o sono não é suficiente, a tendência é procurar nos alimentos doces uma fonte de energia para combater o cansaço que não conseguimos aliviar durante a noite. Para evitar a fadiga, durma, no mínimo, sete horas por noite.

5 – Pratique exercícios diários

Academia, natação, futebol, vôlei, basquete, luta, crossfit, entre outros. Essencial para manter o bem-estar do corpo e delinear a silhueta, a prática regular de exercício físico alivia a tensão, acelera o metabolismo e aumenta os níveis serotonina e dopamina, hormônios que também são despertados ao consumir açúcar.

Saiba mais como reduzir e até eliminar o consumo do açúcar no café e em demais refeições. Leia o dossiê que preparamos e saiba tudo sobre o assunto.

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