Novembro é considerado o mês de conscientização sobre o câncer de próstata e estudos comprovam que o consumo de café auxilia na prevenção da doença.

Movimento Novembro Azul

Em novembro de 2003 surgia na Austrália o movimento Movember — união das palavras em inglês Moustache (bigode) e November (novembro), – quando homens deixaram crescer o bigode para chamar atenção à saúde masculina e fazer um alerta sobre o câncer de próstata. A campanha viralizou pelo mundo e inspirou o Novembro Azul, criado em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para promover ações de esclarecimento sobre a doença no Brasil.

Câncer de próstata

Há quadros de evolução muito brandos, que levam anos para evoluir e serem descobertos, ou podem nunca serem diagnosticados, já em outros casos podem evoluir com agressividade e rapidez, ocasionando fatalidade.

Segundo o Prof. Dr. Hamilton de Campos Zampolli que é urologista e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, o câncer de próstata é uma das doenças mais comum entre os homens no mundo e que se fosse diagnosticada de maneira precoce, não acarretaria em tantos casos fatais, como há na atualidade. Quando descoberto logo no início, a chance de reversão é de quase 90%. O Dr. Dráuzio Varella também classifica que a cada 6 homens de 50 anos, 1 vai ter câncer de próstata.

A próstata é um órgão que só os homens possuem e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é uma glândula muito pequena, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, ela também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

O consumo de café pode auxiliar na prevenção da doença

De acordo com novas análises divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o café vem mostrando que pode ser benéfico contra os mais diversos tumores que originam o câncer. Também, segundo o estudo da Escola Pública de Harvard, nos Estados Unidos, homens que bebem café reduzem cerca de 20% a chance de sofrerem com qualquer tipo de câncer de próstata. Segundo os estudiosos, os efeitos são os mesmos para a bebida descafeinada, comprovando que o benefício do café está associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Descubra os benefícios do café gourmet orgânico para a sua saúde e natureza

Dois exames são essenciais para o diagnóstico: a dosagem no sangue do PSA e o toque retal:

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que pode ser encontrada no tecido prostático, no sêmen e na corrente sanguínea. Pode estar alterado em diferentes contextos, caso de prostatites (infecções da próstata), hiperplasia e do próprio câncer. Um resultado normal no PSA, isoladamente, não exclui a possibilidade de haver um tumor maligno. Daí a necessidade do toque retal.

O Café Santa Monica reforça que a prevenção e consultas devem ser realizadas não só diante do mês de novembro. Por se tratar de uma doença que pode evoluir silenciosamente é dada tamanha importância para os exames e orientações médicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *