Você sabia que a Santa Monica é uma das fazendas precursoras no cultivo de café gourmet por meio da biotecnologia?

A Fazenda Santa Monica é uma das pioneiras na utilização de organismos vivos para fins produtivos e preservação do solo. Chamada “bio farm”, utiliza da biotecnologia para melhoria na qualidade do produto final, aumento da produtividade, sustentabilidade e conservação ambiental é uma das preocupações da Família Moscofian.

Segundo Arthur Moscofian, atual conselheiro e parte da segunda geração da família cafeeira da Fazenda Santa Monica, a preocupação com a sociedade e com o planeta é essencial e caminha juntamente com o anseio de ofertar um dos melhores cafés do Brasil para os brasileiros. Por isso, diversas estratégias sustentáveis são adotadas em todos os processos da produção e pós-produção da fazenda.

A biotecnologia, já citada anteriormente, é uma forma de manter os recursos naturais de forma equilibrada. Para a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU (Organização das Nações Unidas), significa qualquer aplicação tecnológica que utilize meios biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou serviços para usos específicos. No caso da Fazenda Santa Monica, a aplicação dessa prática, consiste no tratamento de resíduos e no controle de pragas nas lavouras e plantações de café. É um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos.

Café Santa Monica: biotecnologia, logística reversa e sua responsabilidade socioambiental.

Outro ponto é que são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população – desta forma, não impactando na qualidade da lavoura do Café Santa Monica e contribuindo positivamente para o meio ambiente.

A fertirrigação é uma das práticas utilizadas em nossa lavoura, em que, ao longo de 4 anos, as mudas são adubadas e fertilizadas. Esse processo garante água e nutrientes a todos os pés de café da Fazenda, mantendo-os saudáveis e com vigor para que as plantas produzam o melhor do café gourmet.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizante às plantações, pois aplicando-os em menor quantidade por vez, mas com maior frequência, é possível manter um teor uniforme de nutrientes no solo durante o ciclo da cultura, o que aumentará a eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e, consequentemente, a produtividade. Ainda segundo a Embrapa, a técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação, difere significativamente da aplicação via solo, e é uma alternativa sustentável e efetiva para as plantações.

LEIA TAMBÉM: SAIBA TUDO SOBRE OS PROCESSOS DE BIOTECNOLOGIA DA FAZENDA SANTA MONICA

Outra prática de compensação ambiental na Fazenda Santa Monica, é a plantação de 100 árvores frutíferas ao ano, o que, de acordo com Arthur Moscofian, é um saldo 10 vezes maior do que uma fazenda certificada deve cumprir, tudo isso pensando no benefício sustentável da cadeia natural que cerca a plantação de café, sendo uma forma de chamar atenção de outros seres vivos para frutos que não sejam o café sem ações prejudiciais a eles.

Após todos os processos sustentáveis envolvendo o solo, cultivo da planta e demais, existe também a preocupação com o descarte correto das embalagens geradas, após o consumo. No Café Santa Monica, existem diversas adequações, como por exemplo a oferta de materiais biodegradáveis nas degustações, no caso dos copos em que são servidas as bebidas.

Para o restante das embalagens, é aplicada a logística reversa através do Selo EuReciclo, que trata-se de um selo que certifica empresas que fazem a compensação ambiental das embalagens colocadas no mercado, através de cooperativas responsáveis por reciclarem a mesma quantidade de material produzido. Sendo assim, além de ofertar um café de qualidade, o Café Santa Monica também possui consciência socioambiental da manutenção de princípios éticos, assegurando qualidade de vida aos seres e meio ambiente envolvidos em toda a cadeia de produção.

VEJA TAMBÉM: CAFÉ GOURMET PRECISA DE AÇÚCAR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *