Conheça alguns dos processos de produção do Café Santa Monica, diretamente da Fazenda, com o Sr. Arthur Moscofian

Buscamos sempre ressaltar sobre a importância do conhecimento e rastreabilidade dos produtos que consumimos e também prezamos em mostrar, tudo o que antecede a chegada do seu café à xícara. Sendo assim, abrindo as porteiras da Fazenda Santa Monica, em Machado, no Sul de Minas Gerais, Sr. Arthur nos concede uma aula de como produzir um café 100% puro, de qualidade e com processos de investimento em tecnologia e sustentabilidade.

Arthur Moscofian mostra como e onde é produzido o café gourmet Santa Monica, bem como as tecnologias empregadas no processo de produção.

Arthur Moscofian Jr. faz parte da segunda geração cafeicultora da família, é fundador e conselheiro da Fazenda Santa Monica e deixa muito nítido seu amor pelo o que faz. No tour que fizemos pela fazenda, ele nos mostra com muita satisfação as fases da produção artesanal de uma bebida de excelência – o Café Gourmet Santa Monica.

Ele também nos apresenta as fases do café, antes dos grãos serem colhidos e nos convida a experimentar a doçura de um grão cereja, desde o fruto verde, as fases de amadurecimento e suas transições. Explica detalhadamente como é feita a secagem do café, evidenciando os fatores naturais, vento e o sol como principais agentes no processo de secagem dos grãos, que auxiliam na preservação da doçura e qualidade do produto final.

No processo de fertirrigação, conta um pouco sobre a tecnologia israelense e suas etapas que são praticadas na fazenda há mais de 10 anos, onde não são utilizados defensores químicos e a biotecnologia foi adotada. Com a biotecnologia, são extraídos resíduos da própria natureza e utilizados como defensivos biológicos, de forma que não agridam o ecossistema natural dos seres vivos localizados. Tal biotecnologia é uma forma de manter os recursos naturais de forma equilibrada e no caso da Fazenda Santa Monica, é um método de controle racional.

A preocupação do Sr. Arthur com a sociedade e com o planeta reflete em sua marca e caminha, desde sua fundação, junto ao anseio de ofertar um dos melhores cafés do Brasil para os brasileiros e para o mundo. Por isso, ele vive em constante estudo e adequação dos processos de produção e pós-produção do café gourmet, sempre adotando medidas com contribuições socioambientais, respeitando o solo e àqueles que o cercam.

VEJA MAIS: CAFÉ GOURMET SANTA MONICA AVANÇA EM TERRITÓRIO CHINÊ

One thought on “Tour pela fazenda: Arthur Moscofian mostra como e onde é produzido o Café Gourmet Santa Monica

  1. Edson says:

    Arthur, parabéns pela sua dedicação na produção de um café de qualidade que infelizmente poucos conhecem. Sei que nós brasileiros tomamos há muito tempo café “queimado ” processado em máquinas de torrefação muito antigas.
    Peço que informe onde posso adquirir o café Santa Mônica na zona sul de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *