Conheça alguns dos processos de produção do Café Santa Monica, diretamente da Fazenda, com o Sr. Arthur Moscofian
Buscamos sempre ressaltar sobre a importância do conhecimento e rastreabilidade dos produtos que consumimos e também prezamos em mostrar, tudo o que antecede a chegada do seu café à xícara. Sendo assim, abrindo as porteiras da Fazenda Santa Monica, em Machado, no Sul de Minas Gerais, Sr. Arthur nos concede uma aula de como produzir um café 100% puro, de qualidade e com processos de investimento em tecnologia e sustentabilidade.

Arthur Moscofian Jr. faz parte da segunda geração cafeicultora da família, é fundador e conselheiro da Fazenda Santa Monica e deixa muito nítido seu amor pelo o que faz. No tour que fizemos pela fazenda, ele nos mostra com muita satisfação as fases da produção artesanal de uma bebida de excelência – o Café Gourmet Santa Monica.
Ele também nos apresenta as fases do café, antes dos grãos serem colhidos e nos convida a experimentar a doçura de um grão cereja, desde o fruto verde, as fases de amadurecimento e suas transições. Explica detalhadamente como é feita a secagem do café, evidenciando os fatores naturais, vento e o sol como principais agentes no processo de secagem dos grãos, que auxiliam na preservação da doçura e qualidade do produto final.
No processo de fertirrigação, conta um pouco sobre a tecnologia israelense e suas etapas que são praticadas na fazenda há mais de 10 anos, onde não são utilizados defensores químicos e a biotecnologia foi adotada. Com a biotecnologia, são extraídos resíduos da própria natureza e utilizados como defensivos biológicos, de forma que não agridam o ecossistema natural dos seres vivos localizados. Tal biotecnologia é uma forma de manter os recursos naturais de forma equilibrada e no caso da Fazenda Santa Monica, é um método de controle racional.
A preocupação do Sr. Arthur com a sociedade e com o planeta reflete em sua marca e caminha, desde sua fundação, junto ao anseio de ofertar um dos melhores cafés do Brasil para os brasileiros e para o mundo. Por isso, ele vive em constante estudo e adequação dos processos de produção e pós-produção do café gourmet, sempre adotando medidas com contribuições socioambientais, respeitando o solo e àqueles que o cercam.
VEJA MAIS: CAFÉ GOURMET SANTA MONICA AVANÇA EM TERRITÓRIO CHINÊ
Arthur, parabéns pela sua dedicação na produção de um café de qualidade que infelizmente poucos conhecem. Sei que nós brasileiros tomamos há muito tempo café “queimado ” processado em máquinas de torrefação muito antigas.
Peço que informe onde posso adquirir o café Santa Mônica na zona sul de São Paulo.