Os benefícios do café gourmet para a saúde da mulher vão muito além do simples prazer da degustação. Você sabia que o café tem propriedades únicas que auxiliam na prevenção de doenças?

Um café de qualidade gourmet possui um nível baixo ou quase inexistente de impurezas. Estas impurezas podem causar deficiências ao nosso organismo, ocasionando possíveis doenças. O café gourmet Santa Monica possui muitos benefícios para a saúde da mulher por conter uma alta quantidade de antioxidantes que podem colaborar para a prevenção de doenças. Contribui na inibição do avanço do mal de Parkinson, mal de Alzheimer e da diabetes. Pode também auxiliar no retardamento do envelhecimento.

Listamos abaixo seis benefícios dentre os inúmeros que a bebida possui para a saúde da mulher em que diversas análises demonstraram que o café tem efeitos positivos:

  1. Previne o câncer

Há diversas evidências científicas que comprovam a sua eficácia para diferentes tipos de câncer. Uma pesquisa da Universidade de Lund (Suécia) mostrou que o café protege contra o câncer de mama. E o Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri (Itália) divulgou em uma análise de pesquisas que ocorreu uma redução de 41% do desenvolvimento do câncer de fígado em pessoas que bebem café em relação às que não consomem a bebida. “Estudos mais recentes têm demonstrado que o consumo moderado de café pode reduzir em 18% o risco de câncer. Acredita-se que esse benefício ocorra devido à presença de antioxidantes no café, substâncias responsáveis por combater os radicais livres presentes no desenvolvimento da doença”, explica Waitzberg.

  1. O café proporciona mais energia

Um bom café, se consumido corretamente, pode, de fato, ser muito útil no dia a dia das pessoas.

Vânia Beletate explica que devido ao seu principal princípio psicoativo, a cafeína, o café “melhora o estado de alerta, proporciona mais energia e diminui a sonolência e a sensação de cansaço”. Sendo assim uma boa opção especialmente na vida das pessoas que têm uma rotina bastante agitada.

  1. Estimula a memória

A cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). Foi comprovado que o cérebro apresentou um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína.

  1. Combate a depressão

Há diversos estudos que relacionam o consumo do café com a diminuição dos sintomas da depressão. Já foi comprovado que doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que as mulheres que bebiam de duas a três xícaras de café por dia diminuíram em até 15% o risco de depressão. Ao todo, foram analisadas 50 mil mulheres.

  1. Protege contra danos causados pelo sol

Outro benefício comprovado do café é em relação aos efeitos nocivos do sol. Quanto maior o consumo de cafeína, menores as chances de desenvolver o carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele. A Escola de Medicina da Harvard (EUA) avaliou os dados de mais de 110 mil participantes, sendo que cerca de 22 mil desenvolveram carcinoma basocelular durante 20 anos de acompanhamento. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele.

  1. Café ajuda a melhorar o fluxo de sangue pelo corpo

De acordo com estudo japonês apresentado no encontro anual da Associação Americana do Coração, em Dallas, Estados Unidos, a bebida tem efeito positivo nos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue pelo corpo e reduzindo o risco de inflamações. Consequentemente, contribui com o combate a problemas como ataque cardíaco e derrame cerebral. O benefício, no entanto, não vale para cafés descafeinados.

SAIBA MAIS: Cansado de tomar café ruim? Saiba como o ponto de torra influencia no sabor e qualidade do seu café

3 thoughts on “Café gourmet e saúde: 6 benefícios do café para a saúde da mulher que provavelmente você não sabia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *