Modo versátil de preparação e com extração a frio, o cold brew é uma alternativa prática para os amantes de café que procuram novidades para se refrescar.

Os cafés gelados estão ganhando a preferência nacional. Já populares entre americanos e europeus, o cold brew não tem contato com água quente como nas extrações tradicionais.

Pode ser preparado em diferentes métodos: tanto nos métodos próprios para preparo (tradicionais), como na prensa francesa (french press) e filtrado, o cold brew se diferencia no tempo de infusão, que entrega uma bebida menos ácida e mais concentrada, com doçura natural e frescor.

O tempo de infusão pode variar de 12 a 24 horas, dependendo da preferência do degustador e a moagem deve ser mais grossa para auxiliar na extração de óleos e benefícios naturais dos grãos e também para menor amargor.

Um detalhe importante para a preparação do cold brew é a escolha de um café de qualidade, pois a extração a frio e o tempo de infusão revelam ainda mais as características e defeitos dos grãos.

Para um litro de bebida, recomendamos a seguinte receita:

Para cada 100 gramas de café moído Santa Monica para prensa francesa que possui moagem mais grossa, utilizar 1 litro de água numa temperatura ambiente ou gelada;

Na prensa francesa (ou french press): misturar o café moído na água com uma colher e deixar a mistura decantar, ou seja, deixar o café repousar na geladeira por volta de 12 a 24 horas;

Após o tempo recomendado, inserir o embolo da jarra, seguindo o processo tradicional de extração e separação do líquido do sólido;

Numa garrafa de vidro ou jarra: repetir o mesmo processo de mistura da água ao café moído e decantação;

Após 12 ou 24 horas na geladeira, realizar pré-infusão com água quente, em filtro de papel ou pano, para a retirada de impurezas e seguir com o processo de filtragem tradicional de cafés;

Após a filtragem, o cold brew estará pronto para o consumo e poderá ser incrementado com gelo e limão. A bebida pode ser armazenada na geladeira por até sete dias.

SAIBA MAIS: Conheça a Chemex: um jeito charmoso de se tomar café

One thought on “Café gelado extraído com água fria? Aprenda a fazer cold brew em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *