Sabemos que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e não é de hoje que sabemos também que essa bebida possui inúmeras propriedades e benefícios. Com tanta informação disponível, alguns mitos sobre o nosso sagrado café de cada dia são criados e precisam ser desmistificados.

Separamos uma lista de coisas que você precisa saber para consumir um café perfeito, confira:

1- Todo café é igual?

Na na ni na não!

A quantidade de cafeína presente em diferentes tipos de grãos ou preparos é diferente. O tipo de planta, solo,  cultivo, moagem, método… tudo isso influencia no sabor, na aparência e qualidade da bebida. O Café Gourmet Santa Monica, por exemplo, utiliza apenas grãos 100% arábica e torra média, resultando numa bebida encorpada, achocolatada, com baixa acidez e doçura natural.

2- Quanto mais escuro, melhor…

Este argumento só é válido se você gosta de café queimado. Quanto mais escuro, mais amargo. Não necessariamente mais forte. Muitas vezes, cafés tradicionais usam torras mais escuras para esconder defeitos e misturas dos grãos.

3 – A água precisa ser fervente?

Há quem acredite que, quanto mais quente estiver a água, melhor o sabor do café. Na verdade, a água em temperatura próxima a 100 °C ajuda a queimar alguns atributos dos grãos, que fazem com que a bebida fique amarga. Sugestão: preparar o seu café utilizando água em torno de 92°.

4 – Café dá dor de cabeça

É mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode potencializar isso.

5 – Impossível tomar café sem açúcar

Se você adquirir o café gourmet Santa Monica, isso será muito possível, e podemos comprovar com bons argumentos, dados e entrevistas com médicos no dossiê que produzimos sobre o tema clicando aqui.

Por conta do amargor da maioria dos cafés tradicionais, são tomados somente acompanhados de açúcar ou adoçante. A alternativa neste caso é o café gourmet (também conhecido como café especial), que já possui, de forma natural e intrínseca, uma doçura muito mais acentuada, notas mais achocolatadas e menor amargor, se comparado ao café tradicional – ou seja, uma oportunidade de eliminar o açúcar da bebida.

Por fim…

O café de alta qualidade quando tomado em proporções adequadas para cada organismo, oferta estes e muitos outros benefícios. Dentre eles, estão a prevenção do câncer, emagrecimento, prevenção de diabetes e mais uma lista infinita que você pode conferir clicando aqui. Então, aproveita e corra já preparar o seu!

3 thoughts on “Tem que ferver a água para coar o café? Desvendamos aqui 5 mitos sobre o café que você ainda não sabia

    • DOUGLAS NAHIM BATISTA MOREIRA says:

      Tive a oportunidade de conhecer o café de vocês, aqui em Goiânia, na CIA DO CHOCOLATE,onde eles tem uma cafeteria, ótima e realmente tenho que parabeniza vocês pela qualidade dos seus produtos e serviços, e pela parceria com a CIA DO CHOCOLATE em Goiânia, da Sra. CIDA e seu filho Marcus Vinícius, que fazem um serviço de qualidade e ótimo atendimento somando a qualidade dos produtos, vocês estão de parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *