Você é tão apaixonado por café a ponto de querer transformar essa paixão em trabalho? Confira aqui o que faz um barista!

O crescente consumo de bebidas no Brasil e no mundo resultou no surgimento de profissionais voltados para a técnica e especialização na segunda bebida mais consumida do país, o café. De origem italiana assim como a profissão, barista é o nome que leva o profissional especializado no preparo de cafés especiais, que é encarregado de divulgar conceito, informações, criação de relacionamentos com a marca e apresentação final do produto, tendo domínio dos mais diferenciados métodos.

Resumidamente, o barista é um especialista em serviços de café que necessita conhecer não só o manuseio da máquina de espresso e do moinho, mas que também deve ter aptidão sobre a história, cultura e sobre a tendência e a arte de tomar essa bebida. Deve ser conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, processos de torra e moagem, regiões produtoras, formas de manejo, elaboração do blend (mistura de grãos), entre outros.

Assim como o vinho, é possível que o degustador possa escolher qual o tipo de grão e método mais eficaz para o preparo daquele produto e para isso é necessário que quem o atenda possua muito treinamento e um conhecimento aguçado a respeito do tempo de extração e compactação, por exemplo e de regulagem das máquinas e métodos.

Ainda que haja grãos de cafés especiais, “a mão do barista” e a sensibilidade desse profissional são também grandes responsáveis para o resultado de uma bebida final de alta qualidade. Um café bem servido vai além das características de torra, doçura, embalagem e outros pontos: o preparo e a criatividade do profissional em tal processo são essenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *