Criada por Dave Asprey a dieta à prova de balas, vem ficando cada vez mais popular. O idealizador dessa empreitada diferenciada é um investidor e empresário do Vale do Silício que conta em seu livro “The Bulletproof diet”   resultados como a perda de 45 quilos com menos esforços do que o ideal para tal e garante também que conseguiu melhorar seu cérebro em mais de 20 pontos do QI, entre outros incontáveis benefícios.

A dieta é baseada nas quantidades certas de gorduras saudáveis, quantidades moderadas de proteína de alta qualidade e toneladas de vegetais orgânicos consumidos na hora certa para gerar energia e perder peso. Dentre suas receitas, está o bulletproof coffee, em português “café à prova de balas”, que é uma mistura de café, manteiga ghee e óleo de coco.

Este café poderoso, foi inspirado no chá de manteiga, o Po cha, que Dave provou, numa viagem ao Tibete e que é culturalmente consumido no local, como uma ótima fonte de energia extra. Bebidas feitas com café, manteiga e outras formas de gordura têm sido consumidas durante séculos por povos do Himalaia, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura. Segundo Dave, essa receita que para muitos soa como inusitada, provoca maior saciedade e energia, quando combinada à dieta de cada indivíduo, características genéticas, cuidado com excessos e combinação com exercícios físicos.

Por aumentar o desempenho do metabolismo, a receita possui como benefícios: melhor atividade mental, redução de apetite (emagrecimento), produtividade e maior foco, melhorias no sono, maior queima de gordura e aumento da resistência corporal. A Manteiga ghee é a mais indicada em substituição à manteiga tradicional e, principalmente, às margarinas, por suas supostas propriedades, que vão desde a proteção do sistema gastrointestinal, fornecimento de energia e benefícios ao sistema imunológico em geral e diferenciação em seu preparo, que remove impurezas.

Destacamos a importância de haver uma orientação multidisciplinar para além da médica, na inserção da receita na cadeia alimentar de cada um, pois sabemos que cada indivíduo possui sistema digestivo e metabólico singular e necessita de acompanhamento nutricional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *