As festas de fim de ano são um momento sem igual, em que celebramos a chegada de um novo ano com nossa família e amigos. Cheia de fartura de comida e bebida, muitas vezes não economizamos em consumir tudo o que conseguimos, não é mesmo? E, então, junto ao novo ano, chega também a famosa ressaca.

A ressaca nada mais é do que uma reação natural do organismo, quando ingerimos álcool em excesso. O corpo precisa eliminar a substância de alguma forma, e encontra solução na metabolização do álcool no organismo depois da bebedeira, requerendo mais energia dos órgãos para tal.
Existem muitas teorias de que o café pode curar a ressaca, mas será que são apenas mitos ou verdades verdadeiras?

Segundo uma reportagem pela revista Superinteressante, o café pode sim ser utilizado como um combatente à ressaca. Seu ingrediente principal, a cafeína, funciona como um neutralizante dos efeitos do álcool, facilitando a passagem das mensagens entre os neurônios do cérebro e acelerando a atividade do sistema nervoso central.

O café para quem está de ressaca deve ser puro e sem açúcar, pois, além de outros benefícios, facilita o trabalho do organismo na transformação do álcool.

Além do café, uma bebida indispensável e que vem em primeiro lugar é a água. Ela atua no combate à desidratação e na diminuição da concentração de álcool no sangue, decrescendo também os efeitos da ressaca.
Por isso, todas as vezes que passar um pouco do limite nas bebidas, preste atenção nas dicas para diminuir o efeito do álcool e te dar mais disposição para brindar nas comemorações.

Feliz 2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *